AÇÃO DE SAÚDE

FAB transporta usina de oxigênio para o interior do Amazonas

Equipamento comporta um gerador de O2 com peso equivalente a três toneladas
Publicada em: 03/08/2023 19:15
Imprimir
Fonte: VII COMAR, por Tenente Bento
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB), por intermédio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) - Esquadrão Gordo, realizou, no dia 29/07, o transporte aéreo de uma Usina de Oxigênio, da Base Aérea de Manaus (BAMN) para a Unidade Hospitalar do município de Tabatinga, no interior do Amazonas. O equipamento comporta um gerador de O2 com peso equivalente a três toneladas e foi levado por meio de um KC-390 Millennium.

A missão atendeu a uma solicitação da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), que constatou limitações para suprir a demanda no fornecimento de oxigênio nos Hospitais de Guarnição de Tabatinga (HGUT). “A Unidade Hospitalar UPA 24h e Maternidade Celina Villacrez Ruiz possui em suas instalações uma Usina de Oxigênio, porém o referido equipamento se encontra desativado, por apresentar vários problemas técnicos que não poderiam ser resolvidos de imediato. A implantação de uma nova Usina irá melhorar o processo de trabalho da referida Unidade”, destacou o Secretário Executivo de Assistência da SES-AM, Leandro Silva Pimentel.

O Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, enfatizou a missão da Força Aérea simbolizada em mais uma ação realizada na região amazônica. “A FAB mais uma vez presta um importante apoio à sociedade amazonense, cumprindo a missão de integrar o nosso vasto território, superando assim os mais complexos desafios logísticos, sempre presentes em nossa região”, afirmou o Oficial-General.

Fotos: Sargento Pardo / VII COMAR